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STEAM Jundiaí: reunião voltada à apresentação de uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares
No mês de março de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) apoiou a realização da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) com um trabalho de curadoria para selecionar alguns projetos e agraciar os alunos idealizadores com certificado de menção honrosa. No dia 2 de maio, por conta dessa parceria a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, foi convidada para uma reunião em Jundiaí voltada à apresentação de uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os participantes aprendem na prática a solucionar problemas reais: trata-se do STEAM Jundiaí – Programa para a Prática da Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics; ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Aproximar o CRT-SP de iniciativas de capacitação que alcancem docentes de escolas técnicas e, consequentemente nossos futuros profissionais, é o caminho para contribuirmos cada vez mais com a valorização da formação técnica”, ressalta Fabiana Herculano Moraes, acrescentando que teve a oportunidade de expor aos participantes – entre eles, o presidente da Siemens Brasil, Pablo Fava – o compromisso do conselho em incentivar o ensino técnico e apoiar projetos de alunos de escolas técnicas, além da preocupação com ações de impacto social.
Realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com a Fundação Siemens Brasil e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), “o STEAM Jundiaí possibilita integrar os conhecimentos dessas áreas, mostrando na prática a importância da interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos. Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos”. É o que explica a coordenadora científica, Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP. Aproximadamente 30 pessoas participaram da reunião, sobretudo gestores de educação da região, tanto ensino regular e técnico; destaque para Edson Anício Duarte, professor do IFSP de Campinas, um dos tutores do projeto.
Educadores podem se inscrever gratuitamente para o STEAM Jundiaí, até o dia 10 de maio
Programa com inscrições abertas – A partir dessa reunião, professores de ensino fundamental, do 5º ao 9º ano, ensino médio e técnico, da região metropolitana de Jundiaí, da rede pública e do Sistema S – Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem até o dia 10 de maio para se inscreverem no STEAM Jundiaí, de maneira totalmente gratuita.
Com duração de 120 horas, o curso é dividido em seis módulos: Aprendizagem por Projetos e Problemas; O Protagonismo Juvenil e a BNCC; Planejamento de uma Pesquisa Investigativa; Segurança e Ética na Pesquisa; Levantamento, Análise e Registro de um Projeto Investigativo; e Comunicação do Projeto de Pesquisa. Também estão previstos seis encontros, sendo três por videoconferência e três presenciais.
As vagas são limitadas. Clique aqui para ter acesso ao regulamento completo do programa e para inscrição.
Texto: JD Morbidelli
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STEAM Jundiaí: reunião voltada à apresentação de uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares
No mês de março de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) apoiou a realização da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) com um trabalho de curadoria para selecionar alguns projetos e agraciar os alunos idealizadores com certificado de menção honrosa. No dia 2 de maio, por conta dessa parceria a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, foi convidada para uma reunião em Jundiaí voltada à apresentação de uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os participantes aprendem na prática a solucionar problemas reais: trata-se do STEAM Jundiaí – Programa para a Prática da Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics; ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Aproximar o CRT-SP de iniciativas de capacitação que alcancem docentes de escolas técnicas e, consequentemente nossos futuros profissionais, é o caminho para contribuirmos cada vez mais com a valorização da formação técnica”, ressalta Fabiana Herculano Moraes, acrescentando que teve a oportunidade de expor aos participantes – entre eles, o presidente da Siemens Brasil, Pablo Fava – o compromisso do conselho em incentivar o ensino técnico e apoiar projetos de alunos de escolas técnicas, além da preocupação com ações de impacto social.
Realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com a Fundação Siemens Brasil e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), “o STEAM Jundiaí possibilita integrar os conhecimentos dessas áreas, mostrando na prática a importância da interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos. Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos”. É o que explica a coordenadora científica, Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP. Aproximadamente 30 pessoas participaram da reunião, sobretudo gestores de educação da região, tanto ensino regular e técnico; destaque para Edson Anício Duarte, professor do IFSP de Campinas, um dos tutores do projeto.
Educadores podem se inscrever gratuitamente para o STEAM Jundiaí, até o dia 10 de maio
Programa com inscrições abertas – A partir dessa reunião, professores de ensino fundamental, do 5º ao 9º ano, ensino médio e técnico, da região metropolitana de Jundiaí, da rede pública e do Sistema S – Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem até o dia 10 de maio para se inscreverem no STEAM Jundiaí, de maneira totalmente gratuita.
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Texto: JD Morbidelli
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