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Notícias

CRT-SP: 67ª Sessão Plenária Ordinária

  • 26 de novembro de 2024

Em destaque, apresentação de projetos desenvolvidos pelo conselho, e a constituição do Grupo de Trabalho do Espaço CRT-SP Anhangabaú

67ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo

No dia 25 de novembro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 67ª Sessão Plenária Ordinária, de forma híbrida, no Hotel Leques Brasil, com os trabalhos conduzidos pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que inicialmente dividiu a mesa solene com o vice-presidente, José Avelino Rosa; o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; e três convidados: o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), João Batista Souza; o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), Wilson Wanderlei Vieira; e o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana. Mais tarde, compuseram a mesa o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos.

Mestre de cerimônia, o auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, realizou a leitura da tríade “missão, visão e valores”, conforme estabelece a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental.

A ata da 66ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 28 de outubro de 2024, foi aprovada pela maioria do plenário, com apenas algumas solicitações de ajustes pontuais.

 

Apresentação de projetos – Após um resumo das principais correspondências enviadas e recebidas no período, pelo diretor administrativo, três funcionários apresentaram os projetos desenvolvidos por suas respectivas áreas, começando Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”. “Nosso objetivo é divulgar o conselho e a plataforma Técnico que Faz no universo dos condomínios; e, dessa forma, abrir um restrito mercado de trabalho para atuação dos técnicos”, explica o assistente da diretoria, Plinio Cimino, que trouxe números da participação do conselho nos dois últimos anos. Somente em 2024, por exemplo, o evento já aportou em 16 cidades, incluindo a capital paulista. Ele também expôs números atualizados dos registros da plataforma, sendo que 58,6% dos cadastrados como pessoas físicas correspondem aos síndicos. A partir da assídua presença do conselho no evento – geralmente representado também pelo diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende –, nota-se que a plataforma tem se tornado cada vez mais conhecida e angariado novos registros; prova de que os síndicos estão mais conscientes quanto à importância dos técnicos nos condomínios, que legalmente podem realizar praticamente todos os serviços de reforma e manutenção.

Ademir Alves do Amaral explanou sobre o Programa CRT-SP nas Escolas, apresentando os resultados obtidos no período 2023/2024, com as palestras institucionais que visam orientar os futuros profissionais técnicos quanto às oportunidades de inserção no mercado de trabalho, a obrigatoriedade do registro para o exercício legal da atividade, e as atribuições por modalidades norteadas por resoluções específicas. “Para 2025, solicitamos sugestões dos conselheiros e representantes para aprimorarmos, aperfeiçoarmos e até mesmo ampliarmos o alcance das palestras”, conclama o assessor da presidência, enaltecendo a importância da iniciativa e a aproximação do conselho à comunidade estudantil.

Para encerrar o ciclo de apresentações, a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, falou sobre as ações de incentivo e valorização da formação técnica, calcadas em três públicos: estudantes do ensino fundamental e médio; docentes de cursos técnicos, pelo poder influenciador; e os futuros técnicos. Entre essas ações, destaque para o Divulga Técnico, evento desenvolvido com o intuito de mostrar aos alunos da rede pública fundamental e médio as vantagens dos cursos técnicos. Começou como protótipo com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campos do Jordão, entre novembro e dezembro de 2023, impactando aproximadamente 500 estudantes; a 2ª edição aconteceu em abril de 2024, em São José dos Campos, com mais de 800 estudantes impactados. E no dia 12 de novembro, aconteceu a 3ª edição, construída em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), de Campinas, com três sessões de minipaletras que reuniram cerca de 2 mil estudantes. Na oportunidade, representantes de instituições de ensino, dirigentes de empresas e alunos já formados e atuantes no mercado de trabalho, tiveram a oportunidade de conversar e interagir com o público em geral.

Apresentação de funcionários: Plinio Cimino, Ademir Alves do Amaral e Fabiana Herculano Moraes

 

Comunicados dos conselheiros e ordem do dia – Nos comunicados dos coordenadores de comissões permanentes e grupos de trabalho, manifestaram-se os conselheiros: Claudemir Roque da Costa e José Barbosa, coordenador adjunto e integrante da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – o primeiro falou também como coordenador do Grupo de Trabalho Automotivo –; Nelson Henrique Silva Spressão, da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Adão Roberto Ricci, da Comissão de Fiscalização; Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão do Exercício Profissional; Moises Geraldo da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável; e Flávio Aparecido Vinha, coordenador do Grupo de Trabalho Energias Renováveis (Limpa e Acessível).

Seminário Regional sobre Cursos de Especialização Pós-Técnico, dia 30 de novembro de 2024 na FIEC, em Indaiatuba

Entre os demais conselheiros que fizerem uso da palavra, Adevandro Benedito Olmeda reforçou o convite para o Seminário Regional sobre Cursos de Especialização Pós-Técnico, a ser realizado pela Federação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) e a Associação dos Técnicos e Tecnólogos de Indaiatuba e Região (ATIR), em 30 de novembro. Moises Geraldo da Silva propôs reflexões acerca de tudo que o CRT-SP tem realizado ao longo do ano, instigando os conselheiros a refletirem se “estão para servir ou serem servidos; se trabalham pelos técnicos ou por interesses próprios”.

Para o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, é momento de se reorganizar, de união geral em torno de objetivos comuns. “Passamos por momentos difíceis, mas o importante é deixar os interesses e as vaidades pessoais para crescermos juntos”, aconselha.

Em continuidade, o contador, Odair Dutra, apresentou as contas e relatórios financeiros do mês de outubro, com leitura do parecer de fundamentado e de conformidade da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, por Nelson Henrique Silva Spressão. Devido ao pedido de vista por parte dos conselheiros Isaque Natanael Silveira Perotti e Valter Casarri, o item foi retirado de volta e voltará à deliberação na próxima sessão plenária.

Também foi aprovada a constituição do Grupo de Trabalho do Espaço CRT-SP Anhangabaú, com o objetivo de “acompanhar o desenvolvimento do projeto com vistas ao melhor aproveitamento da área que, ao ser finalizada, contará com um salão para as sessões plenárias, sala de reunião para as comissões permanentes e grupos de trabalho, e local para atendimento ao público. O referido grupo é composto por Felipe Leal de Oliveira, Leonardo Breviglieri, Moises Geraldo da Silva, Nilson José Alves e Paulo Eduardo Finhane Trigo.

Devido à viagem do presidente à Brasília para coordenar a 32ª Reunião do Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRTs, o vice-presidente, José Avelino Rosa, assumiu os trabalhos. E, ao final, antes dos comentários de interesse geral, foram apreciados processos provenientes da Comissão de Fiscalização e Comissão do Exercício Profissional

Para ter acesso, temporariamente, às fotos da 67ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, clique aqui.

Texto: JD Morbidelli

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No dia 25 de novembro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 67ª Sessão Plenária Ordinária, de forma híbrida, no Hotel Leques Brasil, com os trabalhos conduzidos pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que inicialmente dividiu a mesa solene com o vice-presidente, José Avelino Rosa; o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; e três convidados: o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), João Batista Souza; o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), Wilson Wanderlei Vieira; e o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana. Mais tarde, compuseram a mesa o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos.

Mestre de cerimônia, o auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, realizou a leitura da tríade “missão, visão e valores”, conforme estabelece a cultura organizacional e o planejamento plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e a confirmação nominal do quórum regimental.

A ata da 66ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 28 de outubro de 2024, foi aprovada pela maioria do plenário, com apenas algumas solicitações de ajustes pontuais.

 

Apresentação de projetos – Após um resumo das principais correspondências enviadas e recebidas no período, pelo diretor administrativo, três funcionários apresentaram os projetos desenvolvidos por suas respectivas áreas, começando Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”. “Nosso objetivo é divulgar o conselho e a plataforma Técnico que Faz no universo dos condomínios; e, dessa forma, abrir um restrito mercado de trabalho para atuação dos técnicos”, explica o assistente da diretoria, Plinio Cimino, que trouxe números da participação do conselho nos dois últimos anos. Somente em 2024, por exemplo, o evento já aportou em 16 cidades, incluindo a capital paulista. Ele também expôs números atualizados dos registros da plataforma, sendo que 58,6% dos cadastrados como pessoas físicas correspondem aos síndicos. A partir da assídua presença do conselho no evento – geralmente representado também pelo diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende –, nota-se que a plataforma tem se tornado cada vez mais conhecida e angariado novos registros; prova de que os síndicos estão mais conscientes quanto à importância dos técnicos nos condomínios, que legalmente podem realizar praticamente todos os serviços de reforma e manutenção.

Ademir Alves do Amaral explanou sobre o Programa CRT-SP nas Escolas, apresentando os resultados obtidos no período 2023/2024, com as palestras institucionais que visam orientar os futuros profissionais técnicos quanto às oportunidades de inserção no mercado de trabalho, a obrigatoriedade do registro para o exercício legal da atividade, e as atribuições por modalidades norteadas por resoluções específicas. “Para 2025, solicitamos sugestões dos conselheiros e representantes para aprimorarmos, aperfeiçoarmos e até mesmo ampliarmos o alcance das palestras”, conclama o assessor da presidência, enaltecendo a importância da iniciativa e a aproximação do conselho à comunidade estudantil.

Para encerrar o ciclo de apresentações, a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, falou sobre as ações de incentivo e valorização da formação técnica, calcadas em três públicos: estudantes do ensino fundamental e médio; docentes de cursos técnicos, pelo poder influenciador; e os futuros técnicos. Entre essas ações, destaque para o Divulga Técnico, evento desenvolvido com o intuito de mostrar aos alunos da rede pública fundamental e médio as vantagens dos cursos técnicos. Começou como protótipo com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campos do Jordão, entre novembro e dezembro de 2023, impactando aproximadamente 500 estudantes; a 2ª edição aconteceu em abril de 2024, em São José dos Campos, com mais de 800 estudantes impactados. E no dia 12 de novembro, aconteceu a 3ª edição, construída em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), de Campinas, com três sessões de minipaletras que reuniram cerca de 2 mil estudantes. Na oportunidade, representantes de instituições de ensino, dirigentes de empresas e alunos já formados e atuantes no mercado de trabalho, tiveram a oportunidade de conversar e interagir com o público em geral.

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Em continuidade, o contador, Odair Dutra, apresentou as contas e relatórios financeiros do mês de outubro, com leitura do parecer de fundamentado e de conformidade da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, por Nelson Henrique Silva Spressão. Devido ao pedido de vista por parte dos conselheiros Isaque Natanael Silveira Perotti e Valter Casarri, o item foi retirado de volta e voltará à deliberação na próxima sessão plenária.

Também foi aprovada a constituição do Grupo de Trabalho do Espaço CRT-SP Anhangabaú, com o objetivo de “acompanhar o desenvolvimento do projeto com vistas ao melhor aproveitamento da área que, ao ser finalizada, contará com um salão para as sessões plenárias, sala de reunião para as comissões permanentes e grupos de trabalho, e local para atendimento ao público. O referido grupo é composto por Felipe Leal de Oliveira, Leonardo Breviglieri, Moises Geraldo da Silva, Nilson José Alves e Paulo Eduardo Finhane Trigo.

Devido à viagem do presidente à Brasília para coordenar a 32ª Reunião do Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRTs, o vice-presidente, José Avelino Rosa, assumiu os trabalhos. E, ao final, antes dos comentários de interesse geral, foram apreciados processos provenientes da Comissão de Fiscalização e Comissão do Exercício Profissional

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