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45ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
No dia 30 de janeiro de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se no Nikkey Palace Hotel para a realização da 45ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).
Ao saudar e agradecer a todos pela presença após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Gilberto Takao Sakamoto destacou a aquisição da sede própria em apenas quatro anos de gestão administrativa do conselho; comentou sobre a reunião realizada com a vice-cônsul Sarah Sanchez, representante diplomática do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, com o objetivo de divulgar oportunidades de trabalho voltadas ao setor técnico e financiamento de projetos para a Província de Québec; informou da audiência com o vice-governador Felício Ramuth, ocasião em que os diretores expuseram uma questão de grande preocupação no que tange à certificação por competência; e adiantou que a inauguração do escritório regional do CRT-SP em Bauru está agendada para o dia 15 de fevereiro.
Gilberto Takao Sakamoto, na condução da 45ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP
Pela ordem, seguiram-se a aprovação, por unanimidade entre os conselheiros presentes, da ata da 44ª Sessão Plenária Ordinária, ocorrida no dia 19 de dezembro de 2022; e os comunicados da mesa, com os principais ofícios enviados e recebidos, apresentados pelo diretor administrativo. Nos comunicados dos conselheiros, expuserem seus apontamentos: João Batista dos Reis; Adevandro Benedito Olmeda, que parabenizou a Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) pelo 34º aniversário, comemorado no dia 28 de janeiro; e Agostinho Ferreira Gomes.
Os coordenadores das comissões permanentes também fizeram um breve relato sobre o andamento das atividades de cada pasta: João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; e Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
Técnico que Faz – Assessor da diretoria executiva, Plinio Cimino trouxe uma nova apresentação da plataforma Técnico que Faz, comprovando com gráficos e números a evolução desde a implantação – 38% de aumento de usuários somente em janeiro de 2023 –, com o objetivo de gerar oportunidades de serviços para os técnicos por meio de uma interface que os conectam a empresas e à sociedade em geral. “Nessa nova estratégia, envolvemos quase todas as áreas do conselho”, resume, finalizando a apresentação com um vídeo que ensina, passo a passo, como se cadastrar na plataforma, que tem despertado interesse não somente dos profissionais técnicos, mas também de diretorias de outros regionais, interessadas em implantar em seus respectivos estados.
Em complemento, o presidente Gilberto Takao Sakamoto falou da importância da divulgação da plataforma, principalmente nos condomínios residenciais e comerciais, onde 90% dos serviços podem ser realizados por técnicos, de acordo com suas modalidades e com o devido registro. “Eu tive feedbacks de dois profissionais bem-sucedidos a partir da utilização da plataforma; então, acredito que o CRT-SP está abrindo o mercado de trabalho para os técnicos”, opina o conselheiro Rafael da Silva, traçando elogios aos envolvidos.
Plínio Cimino: plataforma Técnico que Faz desperta interesse nos profissionais e em outros regionais
Ordem do dia – Foi proposta, pela diretoria executiva, a criação do Grupo de Trabalho das Agências Reguladoras, que tem, entre as justificativas, “realizar um trabalho de pesquisa bem elaborado e fundamentado nas principais agências reguladoras do país, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”. Aprovado pelo plenário, o grupo será composto pelos conselheiros Edson Pavanello, Marco Aurélio da Costa, Moises Geraldo da Silva, Nilson José Alves e Orlando José dos Santos. Também foram aprovadas as continuidades das atividades, por mais seis meses e a mesma configuração, do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora; Grupo de Trabalho de Eletrotécnica; Grupo de Trabalho para Incentivar o Registro de Empresas no CRT-SP; Grupo de Trabalho de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência; e Grupo de Trabalho para Revisão do Regimento Interno do CRT-SP.
Prestação de contas – O contador Odair Dutra apresentou, concomitantemente, as contas anuais e o balancete de dezembro de 2022, seguidos da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, pelo coordenador Altamar Antunes Alves, e aprovação unânime entre os presentes.
No último item da pauta, foi apresentado um processo de fiscalização envolvendo pessoa jurídica exercendo a atividade sem o devido registro, com leitura do relato da conselheira Monique Fernanda Xavier e considerações do coordenador da Comissão de Fiscalização, Leonardo Breviglieri, ficando o infrator sujeito à aplicação de multa, considerando o disposto na Resolução CFT nº 045/2018. Por decisão plenária, as medidas serão tomadas em conformidade com a legislação vigente.
Como de praxe, a 45ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP terminou com os assuntos de interesse geral. As fotos estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.
Texto: JD Morbidelli
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45ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
No dia 30 de janeiro de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se no Nikkey Palace Hotel para a realização da 45ª Sessão Plenária Ordinária, conduzida pelo presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).
Ao saudar e agradecer a todos pela presença após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Gilberto Takao Sakamoto destacou a aquisição da sede própria em apenas quatro anos de gestão administrativa do conselho; comentou sobre a reunião realizada com a vice-cônsul Sarah Sanchez, representante diplomática do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, com o objetivo de divulgar oportunidades de trabalho voltadas ao setor técnico e financiamento de projetos para a Província de Québec; informou da audiência com o vice-governador Felício Ramuth, ocasião em que os diretores expuseram uma questão de grande preocupação no que tange à certificação por competência; e adiantou que a inauguração do escritório regional do CRT-SP em Bauru está agendada para o dia 15 de fevereiro.
Gilberto Takao Sakamoto, na condução da 45ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP
Pela ordem, seguiram-se a aprovação, por unanimidade entre os conselheiros presentes, da ata da 44ª Sessão Plenária Ordinária, ocorrida no dia 19 de dezembro de 2022; e os comunicados da mesa, com os principais ofícios enviados e recebidos, apresentados pelo diretor administrativo. Nos comunicados dos conselheiros, expuserem seus apontamentos: João Batista dos Reis; Adevandro Benedito Olmeda, que parabenizou a Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) pelo 34º aniversário, comemorado no dia 28 de janeiro; e Agostinho Ferreira Gomes.
Os coordenadores das comissões permanentes também fizeram um breve relato sobre o andamento das atividades de cada pasta: João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; e Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
Técnico que Faz – Assessor da diretoria executiva, Plinio Cimino trouxe uma nova apresentação da plataforma Técnico que Faz, comprovando com gráficos e números a evolução desde a implantação – 38% de aumento de usuários somente em janeiro de 2023 –, com o objetivo de gerar oportunidades de serviços para os técnicos por meio de uma interface que os conectam a empresas e à sociedade em geral. “Nessa nova estratégia, envolvemos quase todas as áreas do conselho”, resume, finalizando a apresentação com um vídeo que ensina, passo a passo, como se cadastrar na plataforma, que tem despertado interesse não somente dos profissionais técnicos, mas também de diretorias de outros regionais, interessadas em implantar em seus respectivos estados.
Em complemento, o presidente Gilberto Takao Sakamoto falou da importância da divulgação da plataforma, principalmente nos condomínios residenciais e comerciais, onde 90% dos serviços podem ser realizados por técnicos, de acordo com suas modalidades e com o devido registro. “Eu tive feedbacks de dois profissionais bem-sucedidos a partir da utilização da plataforma; então, acredito que o CRT-SP está abrindo o mercado de trabalho para os técnicos”, opina o conselheiro Rafael da Silva, traçando elogios aos envolvidos.
Plínio Cimino: plataforma Técnico que Faz desperta interesse nos profissionais e em outros regionais
Ordem do dia – Foi proposta, pela diretoria executiva, a criação do Grupo de Trabalho das Agências Reguladoras, que tem, entre as justificativas, “realizar um trabalho de pesquisa bem elaborado e fundamentado nas principais agências reguladoras do país, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”. Aprovado pelo plenário, o grupo será composto pelos conselheiros Edson Pavanello, Marco Aurélio da Costa, Moises Geraldo da Silva, Nilson José Alves e Orlando José dos Santos. Também foram aprovadas as continuidades das atividades, por mais seis meses e a mesma configuração, do Grupo de Trabalho da Mulher Dinâmica, Inovadora e Empreendedora; Grupo de Trabalho de Eletrotécnica; Grupo de Trabalho para Incentivar o Registro de Empresas no CRT-SP; Grupo de Trabalho de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência; e Grupo de Trabalho para Revisão do Regimento Interno do CRT-SP.
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Texto: JD Morbidelli
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