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CRT-SP: 36ª Sessão Plenária Ordinária

  • 19 de abril de 2022

Destaques: atendimento e fiscalização, apreciação e aprovação de balancetes mensais e prestação preliminar de contas na forma de Relatório de Gestão Integrado do 1º Trimestre de 2022

36ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada de forma híbrida no Nikkey Palace Hotel em 18 de abril de 2022

De forma híbrida – presencial e por videoconferência –, no dia 18 abril de 2022 o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se novamente no Nikkey Palace Hotel em São Paulo para a 36ª Sessão Plenária Ordinária, com condução do vice-presidente José Avelino Rosa que dividiu a mesa de trabalho com a diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana; o diretor financeiro Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos.

Após a confirmação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, os conselheiros aprovaram a ata da 35ª Sessão Plenária Ordinária realizada no dia 21 de março de 2022 com algumas correções pontuais. Nos comunicados da mesa, como de praxe foram expostos os principais documentos e ofícios enviados e recebidos no período de 18 de março a 13 de abril de 2022; destaque para a participação do CRT-SP na FEICON 2022, maior e mais importante feira de construção civil da América Latina que, segundo os organizadores, recebeu aproximadamente 80 mil visitantes em quatro dias de exposição. “Com uma equipe de colaboradores da área de atendimento e comunicação, que trabalhou em sistema de rodízio, o CRT-SP orientou centenas de técnicos quanto às atribuições profissionais normatizadas por resoluções, ensinou como efetuar ou atualizar o registro e informou o que tem sido feito para gerar oportunidades de trabalho na área técnica”, observou Sandra Zamboli Fontana. A diretora administrativa comunicou também sobre a reestruturação do site, uma atividade desenvolvida pela equipe de comunicação alinhada com a diretoria executiva. “É um trabalho que continuará sendo aperfeiçoado para informar, atender e interagir com os profissionais e a sociedade de maneira mais prática e assertiva”, disse.

Fiscalização e atendimento – Gerente de exercício profissional e de fiscalização, Rubens de Campos, acompanhado dos colaboradores Ricardo Boim e Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira, explanou sobre as ações de fiscalização orientativa e preventiva, bem como as ferramentas utilizadas para dinamizar o atendimento aos profissionais técnicos – presencialmente ou remotamente por meio do Voice over Internet Protocol (VoIP), tecnologia que permite aos atendentes fazer e receber ligações usando uma conexão em rede de alta velocidade e gravar as mensagens de áudio, posteriormente transformadas em textos de e-mail – daí, a designação voicemail. “Foram iniciados trabalhos conjuntos – fiscalização e atendimento – para uma melhor dinâmica entre as áreas com objetivos comuns; e quem ganha com isso são os técnicos, empresas e, principalmente a sociedade”, resume Rubens de Campos, ressaltando o apoio recebido da área financeira, administrativa, jurídica, de comunicação e, naturalmente, da diretoria executiva. A apresentação e os resultados alcançados renderam elogios e cumprimentos de diversos conselheiros, como Cláudio Roberto Marques, Adevandro Benedito Olmeda, Marco Aurélio da Costa e Carlos José Alves de Almeida.

Fiscalização e atendimento: trabalhos conjuntos, sob a gerência de Rubens de Campos (primeiro à direita)

Entre os comunicados dos conselheiros, outras parabenizações ao CRT-SP: pela organização e participação na FEICON 2022 nas palavras de Rafael da Silva, que testemunhou pessoalmente o trabalho realizado pela equipe na exposição junto aos técnicos visitantes; e da parte de Marco Aurélio da Costa, que disse se sentir contemplado pelo “belo” trabalho que a diretoria realizou e, no que depender dele, continuará realizando nos próximos anos.

Ordem do dia – Primeiramente, o conselheiro Maurício Tadeu Nosé apresentou seu relato referente às vistas de alguns processos das contas de janeiro de 2022, apontando aspectos a serem observados, mas alegando não ter encontrado irregularidades administrativas. Submetida à votação plenária após esclarecimentos do gerente geral e de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva, as contas foram aprovadas, assim como as dos meses de fevereiro e março, objetos da apresentação com números e gráficos ilustrativos demonstrados pelo contador Odair Dutra, e leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento pelo coordenador adjunto Agostinho Ferreira Gomes.

A 36ª Sessão Plenária Ordinária teve ainda um item extrapauta apresentado pela diretoria executiva: apreciação e deliberação do Relatório de Gestão Integrado do 1º Trimestre de 2022. “No primeiro trimestre de 2022, sempre com o apoio das comissões permanentes e grupos de trabalho, além da troca de ideias e experiências durante os Fóruns de Presidentes do Sistema CFT/CRT, foram baixadas 12 resoluções para esclarecer e normatizar as atribuições. Isso representa mais oportunidades de emprego, valorização profissional, protagonismo, reconhecimento dos técnicos pela habilidade de trabalhar em praticamente todos os setores que movem a economia; prova dessa ‘afirmação’ é o constante aumento nas emissões de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), documento obrigatório que o profissional deve apresentar ao executar os serviços”, traz um trecho da mensagem do presidente Gilberto Takao Sakamoto.

Especialista em planejamento estratégico, Mesaque Araújo da Silva apresentou minuciosamente o relatório. “Trata-se de uma prestação de contas inicial e preliminar do exercício anual, elaborado e a ser apresentado aos órgãos de controle interno e externo, com posteriores complementos no que couber, em conformidade com os termos do artigo 70 da Constituição Federal, bem como as disposições da IN TCU nº 84/2020, a DN TCU nº 187/2020, e a Resolução CFT nº 129/2021”, disse. Ao final da explanação, o plenário aprovou o Relatório de Gestão Integrado do 1º Trimestre de 2022, acatando assim a recomendação da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.

Mesaque Araújo da Silva: especialista em planejamento estratégico apresentando o Relatório de Gestão Integrado do 1º Trimestre de 2022

Recém-recuperado de um problema de saúde e retornando às atividades de conselheiro, José Antonio Campos recebeu o cumprimento de colegas e do vice-presidente José Avelino Rosa. Que assim seja, com saúde, paz e muito trabalho em favor dos técnicos e da sociedade.

As fotos da 36ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

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Após a confirmação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, os conselheiros aprovaram a ata da 35ª Sessão Plenária Ordinária realizada no dia 21 de março de 2022 com algumas correções pontuais. Nos comunicados da mesa, como de praxe foram expostos os principais documentos e ofícios enviados e recebidos no período de 18 de março a 13 de abril de 2022; destaque para a participação do CRT-SP na FEICON 2022, maior e mais importante feira de construção civil da América Latina que, segundo os organizadores, recebeu aproximadamente 80 mil visitantes em quatro dias de exposição. “Com uma equipe de colaboradores da área de atendimento e comunicação, que trabalhou em sistema de rodízio, o CRT-SP orientou centenas de técnicos quanto às atribuições profissionais normatizadas por resoluções, ensinou como efetuar ou atualizar o registro e informou o que tem sido feito para gerar oportunidades de trabalho na área técnica”, observou Sandra Zamboli Fontana. A diretora administrativa comunicou também sobre a reestruturação do site, uma atividade desenvolvida pela equipe de comunicação alinhada com a diretoria executiva. “É um trabalho que continuará sendo aperfeiçoado para informar, atender e interagir com os profissionais e a sociedade de maneira mais prática e assertiva”, disse.

Fiscalização e atendimento – Gerente de exercício profissional e de fiscalização, Rubens de Campos, acompanhado dos colaboradores Ricardo Boim e Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira, explanou sobre as ações de fiscalização orientativa e preventiva, bem como as ferramentas utilizadas para dinamizar o atendimento aos profissionais técnicos – presencialmente ou remotamente por meio do Voice over Internet Protocol (VoIP), tecnologia que permite aos atendentes fazer e receber ligações usando uma conexão em rede de alta velocidade e gravar as mensagens de áudio, posteriormente transformadas em textos de e-mail – daí, a designação voicemail. “Foram iniciados trabalhos conjuntos – fiscalização e atendimento – para uma melhor dinâmica entre as áreas com objetivos comuns; e quem ganha com isso são os técnicos, empresas e, principalmente a sociedade”, resume Rubens de Campos, ressaltando o apoio recebido da área financeira, administrativa, jurídica, de comunicação e, naturalmente, da diretoria executiva. A apresentação e os resultados alcançados renderam elogios e cumprimentos de diversos conselheiros, como Cláudio Roberto Marques, Adevandro Benedito Olmeda, Marco Aurélio da Costa e Carlos José Alves de Almeida.

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