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58ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
No dia 26 de fevereiro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 58ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, sob a condução do presidente Gilberto Takao Sakamoto. Com a confirmação do quórum regimental, a leitura da “missão, visão e valores” do Sistema CFT/CRT pelo mestre de cerimônia e a execução do Hino Nacional Brasileiro, deu-se início às atividades com o presidente destacando algumas ações recentes realizadas pelo conselho; entre as quais, a reunião com o secretário municipal Edson Aparecido dos Santos, na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, e com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM-SP), no intuito de solicitar providências da administração municipal para que os técnicos possam assinar projetos, de acordo com suas atribuições legais, sem depender de profissionais de outros conselhos. “É inadmissível que os técnicos façam o serviço, mas necessitem de outra pessoa para assinar o projeto”, ressalva, agradecendo o apoio do vereador Eliseu Gabriel nas reuniões para tratativa do assunto. Ele adiantou também que, em 18 de março, terá início o Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos, fruto da iniciativa com a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e que estão sendo alinhados outros cursos de especialização, com destaque para os Técnicos em Design de Interiores, a partir de conversas estabelecidas com a Escola Panamericana de Arte e Design. À mesa, ao lado do presidente, estavam o vice-presidente, José Avelino Rosa; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. E, remotamente, o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; além do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Sem qualquer contestação, a ata da 57ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 29 de janeiro de 2024, foi aprovada pelo plenário. Na sequência à leitura, pelo diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende, das principais correspondências enviadas e recebidas, manifestaram-se alguns coordenadores de Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho: Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Cláudio Roberto Marques, pelo GT de Sustentabilidade; Reinaldo Roque Nunes, pelo GT de Segurança; e Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão de Fiscalização.
No tempo que lhes é concedido regimentalmente, vários conselheiros contribuíram de forma bastante efetiva. Edson Pavanello, Flávio Aparecido Vinha e Orlando José dos Santos, por exemplo, relataram problemas decorrentes do “péssimo” serviço prestado pela ENEL Distribuição São Paulo à sociedade e aos técnicos; inclusive, no que tange ao preenchimento e aceitação do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), podendo acarretar sérios riscos e prejuízos. Por determinação do presidente, eles serão convocados para a elaboração de um documento a ser entregue, em mãos, aos representantes da empresa. Mateus Amauri Alves dos Santos sugeriu que os conselheiros façam o teste disponível ao final do manual Responsabilidade com Sustentabilidade – A Cartilha Sustentável do Técnico Industrial, elaborada e apresentada pela gerência de comunicação em forma de questionário, para medir, de forma interativa, o nível de sustentabilidade dos técnicos no dia a dia. Também se manifestaram, pela ordem: Moises Geraldo da Silva, Rafael da Silva, Adevandro Benedito Olmeda, Luis Eduardo Castro Quitério, Claudemir Roque da Costa, Nilson José Alves e Nelson Henrique Silva Spressão.
Ordem do dia – No primeiro dia em apreciação, o contador Odair Dutra procedeu à apresentação minuciosa da Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023, seguido da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, pelo coordenador Isaque Natanael Silveira Perotti, que se reuniu durante dois dias com os demais integrantes para análise de todos os processos de pagamento e processos administrativos do período.
Diante da solicitação de vista pelo conselheiro Rafael da Silva, Mesaque Araújo da Silva e Nivaldo José Bosio, respectivamente assessor da presidência e procurador jurídico consultivo, justificaram o regime de urgência das matérias para cumprimento dos estabelecidos pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e pelo próprio Tribunal de Contas da União (TCU), devendo assim o conselheiro vistor apresentar relato na mesma sessão, conforme determina o Regimento Interno. Ao final do dia, após a leitura do relato e com condução das atividades pelo do vice-presidente, foram aprovadas: a Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023 e a Prestação de Contas na Forma do Relatório de Gestão Integrado 2023, anteriormente apresentado por Mesaque Araújo da Silva e também com parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
Nesse meio tempo, Odair Dutra retornou para apresentação do balancete de janeiro de 2024, com apresentação das receitas e despesas apuradas no período; no entanto, a matéria voltará à pauta na próxima sessão plenária, uma vez que os conselheiros Rafael da Silva e Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio solicitaram vista da matéria.
O plenário ainda votou e aprovou, em bloco, vários processos de fiscalização. E finalmente, nos assuntos de interesse geral, fizeram uso da palavra os conselheiros Evanildo Cherobim Camaforte e Adevandro Benedito Olmeda, que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do CRT-SP na aula inaugural dos cursos técnicos regulares da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), onde atua como docente.
Para ter acesso às fotos da 58ª Sessão Plenária Ordinária, acesse a galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clique, aqui.
Texto: JD Morbidelli
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No dia 26 de fevereiro de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 58ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, sob a condução do presidente Gilberto Takao Sakamoto. Com a confirmação do quórum regimental, a leitura da “missão, visão e valores” do Sistema CFT/CRT pelo mestre de cerimônia e a execução do Hino Nacional Brasileiro, deu-se início às atividades com o presidente destacando algumas ações recentes realizadas pelo conselho; entre as quais, a reunião com o secretário municipal Edson Aparecido dos Santos, na Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, e com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM-SP), no intuito de solicitar providências da administração municipal para que os técnicos possam assinar projetos, de acordo com suas atribuições legais, sem depender de profissionais de outros conselhos. “É inadmissível que os técnicos façam o serviço, mas necessitem de outra pessoa para assinar o projeto”, ressalva, agradecendo o apoio do vereador Eliseu Gabriel nas reuniões para tratativa do assunto. Ele adiantou também que, em 18 de março, terá início o Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos, fruto da iniciativa com a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e que estão sendo alinhados outros cursos de especialização, com destaque para os Técnicos em Design de Interiores, a partir de conversas estabelecidas com a Escola Panamericana de Arte e Design. À mesa, ao lado do presidente, estavam o vice-presidente, José Avelino Rosa; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. E, remotamente, o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; além do conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Sem qualquer contestação, a ata da 57ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 29 de janeiro de 2024, foi aprovada pelo plenário. Na sequência à leitura, pelo diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende, das principais correspondências enviadas e recebidas, manifestaram-se alguns coordenadores de Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho: Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Cláudio Roberto Marques, pelo GT de Sustentabilidade; Reinaldo Roque Nunes, pelo GT de Segurança; e Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão de Fiscalização.
No tempo que lhes é concedido regimentalmente, vários conselheiros contribuíram de forma bastante efetiva. Edson Pavanello, Flávio Aparecido Vinha e Orlando José dos Santos, por exemplo, relataram problemas decorrentes do “péssimo” serviço prestado pela ENEL Distribuição São Paulo à sociedade e aos técnicos; inclusive, no que tange ao preenchimento e aceitação do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), podendo acarretar sérios riscos e prejuízos. Por determinação do presidente, eles serão convocados para a elaboração de um documento a ser entregue, em mãos, aos representantes da empresa. Mateus Amauri Alves dos Santos sugeriu que os conselheiros façam o teste disponível ao final do manual Responsabilidade com Sustentabilidade – A Cartilha Sustentável do Técnico Industrial, elaborada e apresentada pela gerência de comunicação em forma de questionário, para medir, de forma interativa, o nível de sustentabilidade dos técnicos no dia a dia. Também se manifestaram, pela ordem: Moises Geraldo da Silva, Rafael da Silva, Adevandro Benedito Olmeda, Luis Eduardo Castro Quitério, Claudemir Roque da Costa, Nilson José Alves e Nelson Henrique Silva Spressão.
Ordem do dia – No primeiro dia em apreciação, o contador Odair Dutra procedeu à apresentação minuciosa da Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023, seguido da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, pelo coordenador Isaque Natanael Silveira Perotti, que se reuniu durante dois dias com os demais integrantes para análise de todos os processos de pagamento e processos administrativos do período.
Diante da solicitação de vista pelo conselheiro Rafael da Silva, Mesaque Araújo da Silva e Nivaldo José Bosio, respectivamente assessor da presidência e procurador jurídico consultivo, justificaram o regime de urgência das matérias para cumprimento dos estabelecidos pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e pelo próprio Tribunal de Contas da União (TCU), devendo assim o conselheiro vistor apresentar relato na mesma sessão, conforme determina o Regimento Interno. Ao final do dia, após a leitura do relato e com condução das atividades pelo do vice-presidente, foram aprovadas: a Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023 e a Prestação de Contas na Forma do Relatório de Gestão Integrado 2023, anteriormente apresentado por Mesaque Araújo da Silva e também com parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
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