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Notícias

1º EREST: Encontro Regional de Escolas Técnicas

  • 22 de abril de 2024

CRT-SP promove encontro para se aproximar das instituições de ensino técnico e orientar educadores quanto à importância do conselho na vida dos futuros profissionais

1º EREST: Encontro Regional de Escolas Técnicas, em São José dos Campos

No dia 19 de abril de 2024, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou, no Centro de Educação Empreendedora (CEDEMP) em São José dos Campos, o 1º EREST: Encontro Regional de Escolas Técnicas, proposto pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais com o objetivo de fortalecer a aproximação do conselho com a comunidade estudantil, esclarecer sobre procedimentos de registro de escolas técnicas e egressos, elucidar atribuições profissionais, além de promover diálogos com empresas contratantes e instituições de ensino.

Participaram do evento – estruturado em forma de dinâmica de grupo – representantes de diversas entidades e escolas do município, como a Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS), vinculada à Prefeitura Municipal; o Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS); o Instituto Federal de São Paulo (IFSP); o Centro Universitário ETEP; o Colégio Tableou; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); a ETEC Professora Ilza Nascimento Pintus; o Colégio Técnico UNIVAP; e também a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), com explanação sobre empregabilidade para os técnicos.

Inicialmente, o coordenador da Comissão de Educação de Atribuições Profissionais, Luis Eduardo Castro Quitério, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou que não há qualquer intenção de interferir pedagogicamente nas instituições de ensino, mas apenas colaborar institucionalmente como órgão consultor e orientador para o desenvolvimento dos alunos – futuros técnicos a serem inseridos na profissão. “O CRT-SP e a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais têm trabalhado no sentido de facilitar a vida do técnico, proporcionando-lhe promoção, ascensão na carreira, e procurando ampliar e adequar as atribuições por meio de cursos de especialização”, atesta o conselheiro, confessando-se orgulhoso em fazer parte de um conselho orientativo e esclarecedor.  “Estamos nos aperfeiçoando a cada dia, ouvindo as pessoas e os profissionais para que sejamos um modelo de conselho de classe”, acrescenta.

Luis Eduardo Castro Quitério, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais

Diretor-presidente da FUNDHAS, George Zenha agradece e elogia a iniciativa de divulgar e fomentar o ensino técnico na região. “Estamos nesse espaço da Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos e contamos com uma série de parceiros, como o CRT-SP, para divulgar e gerar oportunidades de ensino profissional gratuito”, explica o diretor-presidente da FUNDHAS, mantenedora do Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), também representado no encontro pela diretora, Ruth Fernandes Zorneta, que “oferece programa de aprendizagem profissional, cursos técnicos em diversas áreas e oportunidades de capacitação para a comunidade em sua sede e em outras duas unidades”.

George Zenha e Ruth Fernandes Zorneta, respectivamente diretor-presidente da FUNDHAS e diretora do CEPHAS

Gilberto Takao Sakamoto: “Eu construí minha trajetória profissional graças ao curso técnico

Com o evento em andamento, Gilberto Takao Sakamoto fez-se presente e destacou que o objetivo é auxiliar as instituições de ensino e mostrar o quanto o ensino técnico pode transformar pessoas. “Eu construí minha trajetória profissional graças ao curso técnico, e agradeço aos professores e às escolas por tudo que conquistei”, relata o presidente do CRT-SP, convicto de que a especialização é um excelente caminho para que os técnicos adquiram mais conhecimentos, com atribuições legais, e se destaquem no mercado de trabalho. Em tempo, o CRT-SP tem articulado vários acordos de cooperação com entidades e escolas para prover especialização, como o Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, junto à Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e o Curso de Especialização Técnica em Execução de Obras de Interiores, em parceria com a Escola Panamericana de Arte e Design, com inscrições abertas para os Técnicos em Design de Interiores registrados no conselho.

 

Dinâmica – Gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes deu início à programação falando dos projetos do CRT-SP de incentivo à formação técnica, com destaque para o Projeto Divulga Técnico: “As Oportunidades do Ensino Técnico”, desenvolvido internamente para informar aos pais e responsáveis legais dos estudantes da rede pública de ensino sobre a importância dos cursos técnicos, que propiciam melhores oportunidades de emprego em mais de 90 modalidades diferentes. “Estamos dando um passo multidisciplinar importante para falar do ensino técnico aos alunos do ensino fundamental e médio, cumprindo também nosso papel como instituição”, aponta, citando o projeto-piloto realizado em novembro de 2023 no IFSP de Campos do Jordão, com aumento de 340% no número de inscrições para o curso técnico de edificações. “Queremos trabalhar com projetos de impacto social e para estarmos próximos de escolas e educadores; jamais deixaremos de contribuir para mostrar como o ensino técnico pode mudar a vida das pessoas”, complementa, enfatizando que antes era um projeto, mas agora é um experimento de fato.

Também explanaram, pela ordem, o gerente de escritórios descentralizados, Ademir Alves do Amaral, responsável pela facilitação das palestras institucionais orientativas realizadas por conselheiros, diretores e representantes nas escolas técnicas do estado; a supervisora de registro profissional e de instituição de ensino, Isis Rodrigues, com orientações para envio de documentação de maneira a facilitar a emissão do registro para a entrada do formando no mercado de trabalho; e Rubens de Campos, com vasta experiência na área técnica e, atualmente, gerente de departamento de gestão, esmiuçando as atribuições profissionais dos técnicos em conformidade com resoluções baixadas pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFF). “Qual o melhor momento para orientar os futuros profissionais? Quando eles estão na escola, pois a orientação e a disciplina facilitam e até reduzam as ações de fiscalização”, questiona e justifica Ademir Alves do Amaral, remetendo a uma frase de impacto atribuída ao ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para transformar o mundo”.

Fabiana Herculano Moraes, Ademir Alves do Amaral, Isis Rodrigues e Rubens de Campos: conteúdo rico em informações e orientações

 

Oportunidade de trabalhar na EMBRAER – Referência mundial no setor de aviação e um dos maiores fabricantes de aviões e peças aeroespaciais do mundo, a EMBRAER também esteve representada no evento com a coordenadora de Talent Acquisition, que explanou sobre as inúmeras oportunidades de empregabilidade para os futuros profissionais técnicos. E os números apresentados são de “encher os olhos” para quem almeja trabalhar no setor de aviação: “São mais de 20 mil colaboradores em nosso time; desses, e temos cerca de 4 mil profissionais técnicos que fazem parte do desenvolvimento e fabricação de nossos produtos”, destaca Camila Lisboa, enfatizando que a empresa está em todos os continentes com unidades de negócios; no entanto, há grande carência de profissionais capacitados e habilitados no mercado de trabalho, sobretudo de Técnicos em Manutenção de Aeronaves. “Precisamos cada vez mais desses profissionais; por isso, estamos próximos do CRT-SP e das instituições de ensino”, anuncia.

Quanto ao breve perfil do técnico, em concomitância com as expectativas da EMBRAER, ela elenca: que esteja interessado em aprender; tenha postura exploratória e de resolução de problemas; seja focado para interpretação de desenhos e textos técnicos; tenha disciplina pela execução; busque sempre pela melhoria contínua; comunique-se de maneira clara e objetiva; seja comprometido com resultados, esteja atualizado com as normas e requisitos, ferramentas, linguagens de programação; enfim.

Camila Lisboa: “São mais de 20 mil colaboradores em nosso time; desses, e temos cerca de 4 mil profissionais técnicos que fazem parte do desenvolvimento e fabricação de nossos produtos”

Camila Lisboa também falou sobre os programas de recrutamento e capacitação, desde o estágio inicial até a eventual admissão pela empresa, com destaque para o Embraer Social Tech Careers, desenvolvido com o objetivo de fomentar oportunidades e inclusão no âmbito profissional; e o Programa de Estágio Técnico, tido como a porta de entrada de oportunidades para alunos do ensino técnico para aplicação de conhecimento na prática presencial, essencialmente nas áreas produtivas da indústria. Além disso, há também vagas abertas sob demanda ao longo de todo o ano.

Se você quer saber mais detalhes sobre os programas da EMBRAER, acesse: https://programasembraer.gupy.io/.

De caráter permanente prevista no Regimento Interno, no âmbito do CRT-SP a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais é formada pelos conselheiros Adevandro Benedito Olmeda, João Batista dos Reis, Luis Eduardo Castro Quitério, Monique Fernanda Xavier e Orlando José dos Santos.Conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, com o presidente Gilberto Takao Sakamoto

Texto: JD Morbidelli

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Participaram do evento – estruturado em forma de dinâmica de grupo – representantes de diversas entidades e escolas do município, como a Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS), vinculada à Prefeitura Municipal; o Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS); o Instituto Federal de São Paulo (IFSP); o Centro Universitário ETEP; o Colégio Tableou; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); a ETEC Professora Ilza Nascimento Pintus; o Colégio Técnico UNIVAP; e também a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), com explanação sobre empregabilidade para os técnicos.

Inicialmente, o coordenador da Comissão de Educação de Atribuições Profissionais, Luis Eduardo Castro Quitério, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou que não há qualquer intenção de interferir pedagogicamente nas instituições de ensino, mas apenas colaborar institucionalmente como órgão consultor e orientador para o desenvolvimento dos alunos – futuros técnicos a serem inseridos na profissão. “O CRT-SP e a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais têm trabalhado no sentido de facilitar a vida do técnico, proporcionando-lhe promoção, ascensão na carreira, e procurando ampliar e adequar as atribuições por meio de cursos de especialização”, atesta o conselheiro, confessando-se orgulhoso em fazer parte de um conselho orientativo e esclarecedor.  “Estamos nos aperfeiçoando a cada dia, ouvindo as pessoas e os profissionais para que sejamos um modelo de conselho de classe”, acrescenta.

Luis Eduardo Castro Quitério, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais

Diretor-presidente da FUNDHAS, George Zenha agradece e elogia a iniciativa de divulgar e fomentar o ensino técnico na região. “Estamos nesse espaço da Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos e contamos com uma série de parceiros, como o CRT-SP, para divulgar e gerar oportunidades de ensino profissional gratuito”, explica o diretor-presidente da FUNDHAS, mantenedora do Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), também representado no encontro pela diretora, Ruth Fernandes Zorneta, que “oferece programa de aprendizagem profissional, cursos técnicos em diversas áreas e oportunidades de capacitação para a comunidade em sua sede e em outras duas unidades”.

George Zenha e Ruth Fernandes Zorneta, respectivamente diretor-presidente da FUNDHAS e diretora do CEPHAS

Gilberto Takao Sakamoto: “Eu construí minha trajetória profissional graças ao curso técnico

Com o evento em andamento, Gilberto Takao Sakamoto fez-se presente e destacou que o objetivo é auxiliar as instituições de ensino e mostrar o quanto o ensino técnico pode transformar pessoas. “Eu construí minha trajetória profissional graças ao curso técnico, e agradeço aos professores e às escolas por tudo que conquistei”, relata o presidente do CRT-SP, convicto de que a especialização é um excelente caminho para que os técnicos adquiram mais conhecimentos, com atribuições legais, e se destaquem no mercado de trabalho. Em tempo, o CRT-SP tem articulado vários acordos de cooperação com entidades e escolas para prover especialização, como o Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, junto à Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM); e o Curso de Especialização Técnica em Execução de Obras de Interiores, em parceria com a Escola Panamericana de Arte e Design, com inscrições abertas para os Técnicos em Design de Interiores registrados no conselho.

 

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Também explanaram, pela ordem, o gerente de escritórios descentralizados, Ademir Alves do Amaral, responsável pela facilitação das palestras institucionais orientativas realizadas por conselheiros, diretores e representantes nas escolas técnicas do estado; a supervisora de registro profissional e de instituição de ensino, Isis Rodrigues, com orientações para envio de documentação de maneira a facilitar a emissão do registro para a entrada do formando no mercado de trabalho; e Rubens de Campos, com vasta experiência na área técnica e, atualmente, gerente de departamento de gestão, esmiuçando as atribuições profissionais dos técnicos em conformidade com resoluções baixadas pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFF). “Qual o melhor momento para orientar os futuros profissionais? Quando eles estão na escola, pois a orientação e a disciplina facilitam e até reduzam as ações de fiscalização”, questiona e justifica Ademir Alves do Amaral, remetendo a uma frase de impacto atribuída ao ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para transformar o mundo”.

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Quanto ao breve perfil do técnico, em concomitância com as expectativas da EMBRAER, ela elenca: que esteja interessado em aprender; tenha postura exploratória e de resolução de problemas; seja focado para interpretação de desenhos e textos técnicos; tenha disciplina pela execução; busque sempre pela melhoria contínua; comunique-se de maneira clara e objetiva; seja comprometido com resultados, esteja atualizado com as normas e requisitos, ferramentas, linguagens de programação; enfim.

Camila Lisboa: “São mais de 20 mil colaboradores em nosso time; desses, e temos cerca de 4 mil profissionais técnicos que fazem parte do desenvolvimento e fabricação de nossos produtos”

Camila Lisboa também falou sobre os programas de recrutamento e capacitação, desde o estágio inicial até a eventual admissão pela empresa, com destaque para o Embraer Social Tech Careers, desenvolvido com o objetivo de fomentar oportunidades e inclusão no âmbito profissional; e o Programa de Estágio Técnico, tido como a porta de entrada de oportunidades para alunos do ensino técnico para aplicação de conhecimento na prática presencial, essencialmente nas áreas produtivas da indústria. Além disso, há também vagas abertas sob demanda ao longo de todo o ano.

Se você quer saber mais detalhes sobre os programas da EMBRAER, acesse: https://programasembraer.gupy.io/.

De caráter permanente prevista no Regimento Interno, no âmbito do CRT-SP a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais é formada pelos conselheiros Adevandro Benedito Olmeda, João Batista dos Reis, Luis Eduardo Castro Quitério, Monique Fernanda Xavier e Orlando José dos Santos.Conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, com o presidente Gilberto Takao Sakamoto

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