Central de Atendimento (11) 3580-1000

Notícias

CRT-SP na principal feira de refrigeração e climatização da América Latina

  • 18 de setembro de 2023

Com cerca de 350 expositores, 22ª FEBRAVA 2023 atrai aproximadamente 25 mil visitantes; entre eles, muitos profissionais técnicos que atuam no setor de refrigeração e climatização

FEBRAVA 2023: encontro de empresas e profissionais do setor de refrigeração e climatização

A 22ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (FEBRAVA) – primeira presencial após a pandemia de coronavírus –, superou a expectativa da edição anterior e atraiu aproximadamente 25 mil visitantes, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023 no São Paulo Expo, capital paulista. Maior e mais completo encontro de refrigeração e climatização da América Latina – a partir da edição atual, incorporado ao segmento de tratamento de água –, a exposição reuniu cerca de 350 expositores nacionais e internacionais, além de prestadores de serviços de todos os setores desse mercado em constante evolução. “Mais do que uma feira, é uma plataforma de inovações e tendências tecnológicas do setor para conectar a indústria com instaladores, atacadistas e distribuidores, varejistas, engenheiros, projetistas e técnicos”, anunciou previamente a RX Brasil, empresa responsável pela organização.

É a segunda vez que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) participa, com diretores, conselheiros e funcionários de várias áreas para levar à sociedade informações relevantes sobre o conselho; e, em especial, orientar os profissionais técnicos e os responsáveis por empresas, quanto à obrigatoriedade do registro para o exercício legal da atividade; oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor técnico, com a divulgação da plataforma online gratuita Técnico que Faz; serviços realizados por técnicos em condomínios residenciais e comercias; atribuições norteadas por resoluções baixadas pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); entre outros assuntos.

João Batista de Melo: antenado com o mercado e o lançamento de novos produtos

Residente na capital paulista, João Batista de Melo revela a grata surpresa de encontrar o CRT-SP na 22ª FEBRAVA que, segundo suas próprias palavras, “é uma das melhores oportunidades para o profissional ficar antenado com o mercado e o lançamento de novos produtos”. Ele também agradece ao conselho pelas ações de valorização e de visibilidade aos profissionais, e enaltece a importância da emissão do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento que proporciona mais segurança e garantia ao profissional e a quem contrata seus serviços. Quanto à divulgação das atividades técnicas em condomínios, João Batista de Melo classifica como essencial, uma vez que há síndicos que dificultam a entrada de técnicos nos estabelecimentos, considerando que eles não têm atribuições para reforma ou manutenção de equipamentos. “A melhor coisa que aconteceu em nossa vida profissional foi a desvinculação ao antigo sistema e a criação de um novo conselho voltado especificamente para os técnicos”, conclui.

 

A “rainha da refrigeração” – Seu nome é Carmosinda Santos, mas ela também atende pelo apelido de “rainha da refrigeração”. “Ganhei essa ‘coroa’ pelo que desenvolvi durante minha carreira e devido a um vídeo que viralizou na internet”, conta a Técnica em Refrigeração e Climatização ao diretor administrativo do CRT-SP, Welington Guilherme Rezende. Protagonista e pioneira na realização de trabalhos de manutenção em campo, atividade até então realizada quase que exclusivamente por homens, Carmosinda Santos contribui para romper um paradigma e incentivar outras mulheres a buscarem informações e investirem na profissão técnica. “Nossa responsabilidade no segmento é também de conscientização para que os usuários conheçam as empresas e respeitem as resoluções existentes, para que assim possamos fazer um trabalho correto de conservação do sistema de climatização para manter a qualidade do ar no ambiente”, acrescenta.

Carmosinda Santos, “rainha da refrigeração”, com o diretor administrativo Welington Guilherme Rezende

Duas resoluções normativas estão diretamente relacionadas aos profissionais técnicos que atuam a área: a Resolução CFT nº 123, de 14 de dezembro de 2020, que define as atribuições do Técnico em Refrigeração e Climatização e do Técnico Industrial em Refrigeração e Ar Condicionado; e, anteriormente editada, a Resolução CFT nº 068/2019, que define os profissionais habilitados para elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização de ambiente. São eles: Técnicos em Mecânica, Técnicos em Eletromecânica e, naturalmente, Técnicos em Refrigeração e Ar Condicionado.

Técnico em Eletromecânica, Sidney de Souza Junior, por exemplo, é Técnico em Eletromecânica especializado em PMOC, e não perdeu a perdeu a oportunidade de prestigiar a exposição e acompanhar as novidades e tendências do setor. “A FEBRAVA é um ponto de encontro entre profissionais, fabricantes e distribuidores do setor de AVAC-R; e quem esteve presente nessa edição teve a oportunidade de conhecer o CRT-SP e de se conscientizar da importância de ser e agir como um técnico devidamente habilitado”, expõe.

Diversos conselheiros locais e de outros estados também passaram pela 22ª FEBRAVA para prestigiar o CRT-SP; entre os quais, Adriana dos Reis Souza Neto, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES); José Ronaldo Costa da Silva e Eurivaldo Soares de Andrade, ambos do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), mais precisamente de Rondônia e Tocantins, respectivamente.

 

Adriana dos Reis Souza Neto, conselheira do CRT-ES, com conselheiros do CRT-SP e prestigiadores do evento

Novidades e receitas de sucesso – Uma das alternativas dos organizadores para produzir e disseminar conteúdos de maneira mais rápida e abrangente foi o uso de influenciadores digitais, geralmente especialistas que trabalham, conhecem ou estão familiarizados com o setor. Segundo a Revista do Frio & Ar Condicionado, uma das principais publicações segmentadas do setor, a RX Brasil promoveu um encontro com os influenciadores em sua sede em São Paulo com o objetivo de estreitar relacionamentos; e, na ocasião, foram apresentadas estratégias de comunicação e as áreas do evento. “Sabemos que o mercado de AVAC-R é muito engajado e com a iniciativa, que acontece pela primeira vez na FEBRAVA, reconhecemos e valorizamos o trabalho dos profissionais influenciadores e possibilitamos que alguns dos destaques do evento cheguem aos seguidores. Reforçamos, dessa forma, nossa comunicação e conexão com o mercado”, afirma Ivan Romão. Para quem não é do ramo, o acrônimo AVAC-R refere-se às funções básicas dos sistemas de climatização: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

Citados anteriormente na matéria, Welington Guilherme Rezende e Carmosinda Santos são exemplos de influencers com bom engajamento: ele, além das redes sociais, tem um programa de rádio gravado numa emissora comunitária em Americana; por sua vez, ela é idealizadora do canal no YouTube “Mulheres no AVAC-R”.

XVIII CONBRAVA: “AVAC-R Rumo a um Futuro Sustentável e Saudável”

Com o objetivo de promover troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no ramo de refrigeração e climatização, o XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (COMBRAVA), evento bienal paralelo que integra a programação da FEBRAVA, teve como tema “AVAC-R Rumo a um Futuro Sustentável e Saudável”. Com mais de três décadas de história, o COMBRAVA começou como um simples evento técnico, mas devido ao sucesso da iniciativa, definiu uma periodicidade para proporcionar aos participantes a possibilidade de acesso ao que mais existe de moderno em refrigeração e climatização no país e no exterior, bem como para o estabelecimento de contatos com renomados profissionais e especialistas no assunto. Segundo o presidente da comissão organizadora, Leonardo Cozac, o congresso se consolidou como o maior evento técnico científico no setor AVAC-R nacional e internacional.

Mais fotos da 22ª FEBRAVA estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

Texto: JD Morbidelli

 

 

 

 

 

Últimas notícias

CRT-SP: 58ª Sessão Plenária Ordinária

Destaque para a aprovação da Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023, e da Prestação de Contas na…
Ler mais...

Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos

Inscrições a partir de 27 de fevereiro de 2024 até completarem as 80 vagas disponíveis (mais…)
Ler mais...

Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”

Com direito à palestra institucional ministrada pelo diretor administrativo, CRT-SP participa de mais uma edição do Café com Síndico, em São Carlos (mais…)
Ler mais...

CRT-SP na principal feira de refrigeração e climatização da América Latina

  • 18 de setembro de 2023

Com cerca de 350 expositores, 22ª FEBRAVA 2023 atrai aproximadamente 25 mil visitantes; entre eles, muitos profissionais técnicos que atuam no setor de refrigeração e climatização

FEBRAVA 2023: encontro de empresas e profissionais do setor de refrigeração e climatização

A 22ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (FEBRAVA) – primeira presencial após a pandemia de coronavírus –, superou a expectativa da edição anterior e atraiu aproximadamente 25 mil visitantes, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023 no São Paulo Expo, capital paulista. Maior e mais completo encontro de refrigeração e climatização da América Latina – a partir da edição atual, incorporado ao segmento de tratamento de água –, a exposição reuniu cerca de 350 expositores nacionais e internacionais, além de prestadores de serviços de todos os setores desse mercado em constante evolução. “Mais do que uma feira, é uma plataforma de inovações e tendências tecnológicas do setor para conectar a indústria com instaladores, atacadistas e distribuidores, varejistas, engenheiros, projetistas e técnicos”, anunciou previamente a RX Brasil, empresa responsável pela organização.

É a segunda vez que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) participa, com diretores, conselheiros e funcionários de várias áreas para levar à sociedade informações relevantes sobre o conselho; e, em especial, orientar os profissionais técnicos e os responsáveis por empresas, quanto à obrigatoriedade do registro para o exercício legal da atividade; oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor técnico, com a divulgação da plataforma online gratuita Técnico que Faz; serviços realizados por técnicos em condomínios residenciais e comercias; atribuições norteadas por resoluções baixadas pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); entre outros assuntos.

João Batista de Melo: antenado com o mercado e o lançamento de novos produtos

Residente na capital paulista, João Batista de Melo revela a grata surpresa de encontrar o CRT-SP na 22ª FEBRAVA que, segundo suas próprias palavras, “é uma das melhores oportunidades para o profissional ficar antenado com o mercado e o lançamento de novos produtos”. Ele também agradece ao conselho pelas ações de valorização e de visibilidade aos profissionais, e enaltece a importância da emissão do Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), documento que proporciona mais segurança e garantia ao profissional e a quem contrata seus serviços. Quanto à divulgação das atividades técnicas em condomínios, João Batista de Melo classifica como essencial, uma vez que há síndicos que dificultam a entrada de técnicos nos estabelecimentos, considerando que eles não têm atribuições para reforma ou manutenção de equipamentos. “A melhor coisa que aconteceu em nossa vida profissional foi a desvinculação ao antigo sistema e a criação de um novo conselho voltado especificamente para os técnicos”, conclui.

 

A “rainha da refrigeração” – Seu nome é Carmosinda Santos, mas ela também atende pelo apelido de “rainha da refrigeração”. “Ganhei essa ‘coroa’ pelo que desenvolvi durante minha carreira e devido a um vídeo que viralizou na internet”, conta a Técnica em Refrigeração e Climatização ao diretor administrativo do CRT-SP, Welington Guilherme Rezende. Protagonista e pioneira na realização de trabalhos de manutenção em campo, atividade até então realizada quase que exclusivamente por homens, Carmosinda Santos contribui para romper um paradigma e incentivar outras mulheres a buscarem informações e investirem na profissão técnica. “Nossa responsabilidade no segmento é também de conscientização para que os usuários conheçam as empresas e respeitem as resoluções existentes, para que assim possamos fazer um trabalho correto de conservação do sistema de climatização para manter a qualidade do ar no ambiente”, acrescenta.

Carmosinda Santos, “rainha da refrigeração”, com o diretor administrativo Welington Guilherme Rezende

Duas resoluções normativas estão diretamente relacionadas aos profissionais técnicos que atuam a área: a Resolução CFT nº 123, de 14 de dezembro de 2020, que define as atribuições do Técnico em Refrigeração e Climatização e do Técnico Industrial em Refrigeração e Ar Condicionado; e, anteriormente editada, a Resolução CFT nº 068/2019, que define os profissionais habilitados para elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização de ambiente. São eles: Técnicos em Mecânica, Técnicos em Eletromecânica e, naturalmente, Técnicos em Refrigeração e Ar Condicionado.

Técnico em Eletromecânica, Sidney de Souza Junior, por exemplo, é Técnico em Eletromecânica especializado em PMOC, e não perdeu a perdeu a oportunidade de prestigiar a exposição e acompanhar as novidades e tendências do setor. “A FEBRAVA é um ponto de encontro entre profissionais, fabricantes e distribuidores do setor de AVAC-R; e quem esteve presente nessa edição teve a oportunidade de conhecer o CRT-SP e de se conscientizar da importância de ser e agir como um técnico devidamente habilitado”, expõe.

Diversos conselheiros locais e de outros estados também passaram pela 22ª FEBRAVA para prestigiar o CRT-SP; entre os quais, Adriana dos Reis Souza Neto, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES); José Ronaldo Costa da Silva e Eurivaldo Soares de Andrade, ambos do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), mais precisamente de Rondônia e Tocantins, respectivamente.

 

Adriana dos Reis Souza Neto, conselheira do CRT-ES, com conselheiros do CRT-SP e prestigiadores do evento

Novidades e receitas de sucesso – Uma das alternativas dos organizadores para produzir e disseminar conteúdos de maneira mais rápida e abrangente foi o uso de influenciadores digitais, geralmente especialistas que trabalham, conhecem ou estão familiarizados com o setor. Segundo a Revista do Frio & Ar Condicionado, uma das principais publicações segmentadas do setor, a RX Brasil promoveu um encontro com os influenciadores em sua sede em São Paulo com o objetivo de estreitar relacionamentos; e, na ocasião, foram apresentadas estratégias de comunicação e as áreas do evento. “Sabemos que o mercado de AVAC-R é muito engajado e com a iniciativa, que acontece pela primeira vez na FEBRAVA, reconhecemos e valorizamos o trabalho dos profissionais influenciadores e possibilitamos que alguns dos destaques do evento cheguem aos seguidores. Reforçamos, dessa forma, nossa comunicação e conexão com o mercado”, afirma Ivan Romão. Para quem não é do ramo, o acrônimo AVAC-R refere-se às funções básicas dos sistemas de climatização: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

Citados anteriormente na matéria, Welington Guilherme Rezende e Carmosinda Santos são exemplos de influencers com bom engajamento: ele, além das redes sociais, tem um programa de rádio gravado numa emissora comunitária em Americana; por sua vez, ela é idealizadora do canal no YouTube “Mulheres no AVAC-R”.

XVIII CONBRAVA: “AVAC-R Rumo a um Futuro Sustentável e Saudável”

Com o objetivo de promover troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no ramo de refrigeração e climatização, o XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (COMBRAVA), evento bienal paralelo que integra a programação da FEBRAVA, teve como tema “AVAC-R Rumo a um Futuro Sustentável e Saudável”. Com mais de três décadas de história, o COMBRAVA começou como um simples evento técnico, mas devido ao sucesso da iniciativa, definiu uma periodicidade para proporcionar aos participantes a possibilidade de acesso ao que mais existe de moderno em refrigeração e climatização no país e no exterior, bem como para o estabelecimento de contatos com renomados profissionais e especialistas no assunto. Segundo o presidente da comissão organizadora, Leonardo Cozac, o congresso se consolidou como o maior evento técnico científico no setor AVAC-R nacional e internacional.

Mais fotos da 22ª FEBRAVA estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

Texto: JD Morbidelli

 

 

 

 

 

Últimas notícias

CRT-SP: 58ª Sessão Plenária Ordinária

Destaque para a aprovação da Prestação de Contas Contábil com Análise do Balancete de Dezembro e do Exercício 2023, e da Prestação de Contas na…
Ler mais...

Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio para Técnicos

Inscrições a partir de 27 de fevereiro de 2024 até completarem as 80 vagas disponíveis (mais…)
Ler mais...

Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”

Com direito à palestra institucional ministrada pelo diretor administrativo, CRT-SP participa de mais uma edição do Café com Síndico, em São Carlos (mais…)
Ler mais...